2010: O ano em que faremos contato?

by

Pensando em qual seria a melhor mensagem de ano novo para postar nessa transição de 2009 para 2010, nos bateu o seguinte questionamento: o que podemos fazer para este ano ser diferente dos demais?

Na ficção 2010 foi imortalizado como o ano em que faríamos contato (citação obrigatória à continuação do clássico “2001: uma odisséia no espaço”). E na vida real? E no agora? O que desejamos pra esse ano que bate esbaforido à nossa porta?

Pensando neste questionamento, a única resposta lógica que veio à minha mente é composta de um binômio simples, porém difícl de alcançar: mudança e crescimento. Muito tem se falado sobre estas palavras… O mundo precisa mudar pra sobreviver, a humanidade precisa mudar para se desenvolver, a política precisa mudar pra um país ir pra frente…

A mudança é realmente necessária! Precisamos mudar a realidade em que vivemos! Crianças passam fome na África e nas esquinas de nossas casas, mulheres são agredidas e idosos desrespeitados, em nome da religião se mata e morre, em nome do preconceito se julga e condena…

Entretanto, apenas mudar não basta! Precisamos “crescer”, amadurecer, mudar para melhor! E isso não é fácil… Dá trabalho, exige autocrítica para aceitarmos que não somos perfeitos e ver nossos erros, coragem para fazer o que é certo e empatia para lembrar que não estamos sozinhos nesse mundo, que tudo que fazemos ou deixamos de fazer influi na vida de outras pessoas.

Nós somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e temos que aceitar isso. Cada um de nós, independente de classe social, religião, etnia ou orientação sexual, é peça importante nesse quebra-cabeças chamado vida que, como todo quebra-cabeças, só pode ser visto em sua totalidade quando se enxergam todas as peças juntas.

Há séculos eu ouço essa história de “país do futuro”, de que o mundo está a “um passo de alcançar o amanhã”… Agora o amanhã chegou! E o que nós faremos? Vamos esperar 2012?

É exatamente por estarmos nos preparando para fazer de 2010 um ano de muita luta e conquista, que nossa equipe decidiu colocar em nossa mensagem de fim de ano uma música que traduz exatamente a nossa proposta de mudança pra 2010. Essa mudança que começa dentro de cada um de nós, mas que não deve parar por aí. Uma mudança que nos faz pensar na responsabilidade de cada ator social (eu, você, governos, empresas, meios de comunicação) e que nos faça cobrar de cada um que assuma sua parte.

Enfim, a equipe do “Surto Coletivo” deseja a todos um 2010 de muitas mudanças e que cada uma delas traga o aprendizado necessário para nosso crescimento e o daqueles que nos cercam.

Obrigado por nos acompanharem durante esse ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: