Sonho de Ícaro..

by
Mais alto, coração...

Mais alto, coração...

Voar.. Voar.. Subir.. Subir…

Sentando em frente ao micro, ouço os versos dessa música que fez sucesso nos anos 80 na voz do cantor Biafra e penso: Quais são os nossos sonhos de Ícaro atualmente?

Estava comentando com a minha sogra sobre quais seriam os sonhos e/ou desejos impossíveis que nós teríamos. Alguns poderiam citar o desejos de adquirir habiliddes sobre-humanas tais como voar, ler pensamentos, ficar invisível… Outros poderiam citar desejos mais mundanos como fama, fortuna e uma gama de prazeres carnais…

É inegável que os desejos são parte importante do espírito humano e, mais ainda, que eles nos impulsionam pelas correntezas desse rio chamado vida. São tantos os sonhos e muitos os graus de dificuldade para sua realização. Os que me motivaram a escrever o texto de hoje foram justamente os mais difíceis que, em homenagem à música citada acima, irei chamar de “sonhos de Ícaro”. Pra quem não está ligando o nome à pessoa, Ícaro é o personagem mitológico que construiu asa utilizando penas e cera. Usando esse artifício ele conseguiu voar, porém, numa tentativa de se aproximar do sol, a cera derreteu e suas asas foram desfeitas.

Essa parábola nos faz refletir sobre algumas coisas interessantes:

A primeira delas é que por mais impossível que este sonho pareça, vale a pena sonhar.

A segunda é que apenas sonhar não vai adiantar! Se você realmente quer realizar um sonho, o caminho é estudá-lo e procurar a melhor forma de atingí-lo. Ás vezes coisas simples como “cera e penas” podem te deixar tão próximo de seu sonho que ficará difícil não realizá-lo…

A terceira e talvez mais importante lição é saber o limite de nossos sonhos. Ícaro sonhava acançar os céus, sentir o vento em seu rosto e planar com as aves em um balé único. O grande porém foi quando ele resolveu traçar um vôo maior que o planejado… Vendo o brilho do sol e almejando alcançá-lo a qualquer custo, Ícaro arriscou tudo que havia conseguido e perdeu. A lição principal não é que não devamos arriscar e sim que devemos saber quais riscos correr e nos preparar para encará-los.

Com Ícaro aprendemos que subir pode ser difícil, que a descida é sempre a parte mais dolorosa quando não planejada, porém aprendemos que sonhar é preciso e lutar pelos nossos sonhos é fundamental.

Bom fim de semana pra todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: