Top 5: Programas que informam sem ser chatos

by
Será que há vida inteligente na TV? Descubra agora...

Será que há vida inteligente na TV? Descubra agora...

É muito comum lermos e ouvirmos que a televisão tem desempenhado um papel extretamente pernicioso na questão da informação. Se em alguns momentos o discurso é que a televisão aliena os telespectadores com suas novelas e produções ficcionais, em outros a argumentação é que as informações passadas são deturpadas, fragmentadas e transmitidas de forma superficial (segundo especialistas, é para que até o Homer Simpson consiga entender…).

Mas, se você não é o Homer e tem sede de informação passada com qualidade e até um pouco de humor, esse top 5 tem tudo que você quer e precisa!

 

Número 5:  Atitude.com (TV Brasil – Segunda a sexta às 17:30)

Juntar uma galera jovem e discutir sobre temas como cultura, saúde, esporte, cidadania e comportamento não é coisa nova na nossa TV. Porém, isso não tira o mérito de Liliane Reis ao conduzir essas discussões ao vivo e sempre sem deixar a “peteca cair”. Liliane é do tipo de apresentadora que não tenta “mastigar” as informações para o público. Ela estimula a participação, a reflexão e a expressão desses jovens. O programa é bem feito desde a escolha dos convidados até a os mínimos detalhes. Como bônus ainda vai a observação de que é feito num dos poucos canais que oferecem resistência ao pensamento fútil hegemônico na TV atualmente. Então, se você ainda não viu, vale a pena pegar o controle e conhecer.  

 

Número 4: Notícias MTV ( Segunda a sexta às 21:30 ou Domingo às 20:15)

Conduzido pelo VJ veterano Cazé Peçanha, esse telejornal só podia ser sinônimo de inteligência e alta qualidade, aliados a uma edição ágil, comentários precisos e muito conteúdo político. Mesclando temas como a passagem dos Jonas Brothers pelo Brasil (São aqueles gorotos que usam o anel pra ficarem virgens… Sem duplo sentido por favor…), economia, meio ambiente e até a CPI da Petrobrás, o Notícias MTV cumpre seu papel com louvor: informando a todos e propiciando espaços para a visibilidade de temas que precisam ser conhecidos e discutidos.

 

Número 3: Furo MTV (Segunda a sexta às 14:45 e 22:15, sábado às 20:45 e domingo às 18:30)

Mais um programa da Music Television Brasileira emplacando no nosso Top 5! Desta vez apresentado pela inspirada dupla Dani Calabresa e Bento Ribeiro, este telejornal aposta na informalidade e no humor para trazer até nossas casas os acontecimentos que viraram notícia.

Sobre os apresentadores, vale lembrar que Dani Calabresa ganhou destaque trabalhando em Stand Up Comedy (comédia em pé… Não a peça do Caruso, mas uma nos mesmos moldes) e chegou inclusive a trabalhar no falecido (graças a Deus!) programa “Sem sentido” do SBT (mas que isso não pese contra ela..). Já Bento Ribeiro, ganhou destaque trabalhando como ator (ele era par romântico da Claudia Ohana numa novela da Globo… Mas não me pergunta qual…) e é filho do brilhante escritor João Ubaldo Ribeiro.

 

Número 2: CQC (Band – Segunda às 22:15 e Sábado às 23:45)

Junte um bando de especialistas em Stand Up Comedy (não vou explicar de novo..) vista-os com sóbrios ternos pretos e mande-os pras ruas sob o comando do histórico (não confunda com pré-histórico) Marcelo Tas. Está pronta a receita do sucesso! O programa CQC (uma franquia de sucesso em outros países e que chegou ao Brasil através da Band) faz uma varredura semanal sobre fatos e eventos ocorridos no país e no mundo. Com quadros como “Proteste Já” (que denuncia irregularidades públicas e privadas), “CQTeste” e o memorável “Repórter Inexperiente”, além das perguntas incisivas feitas a políticos e personalidades, esse programa alçou um público cativo e prêmios durante o ano de 2008 e início de 2009. Seu elenco é composto por: Marcelo Tas, Danilo Gentili, Felipe Andreoli, Rafinha Bastos, Marco Luque, Rafael Cortez e Oscar Filho.

Entretanto, rumores de que a direção da Band tem iniciado uma onde de censura ao programa deixam preocupados os seus telespectadores, pois, se isso for comprovado, os predicados que tornaram o programa um cult irão acabar desaparecendo, como as abordagens a políticos e os improvisos feitos ao vivo. Bom, ficamos torcendo pra isso não se confirmar e, caso aconteça, caberá ao público fazer o seu “Proteste Já”!

Número 1: Pensa Nisso (Multishow – Verificar na programação do canal)

Uma linguagem clara, temas bem escolhidos e muita sensibilidade. Esses são os elementos principais deste programa da multishow. Com narração de Caio Blat, o Pensa Nisso investe na tônica de mostrar estórias reais para discutir questões do dia a dia sem cair no ditadismo e nem no superficialismo. Temas como sexo, emprego, política e drogas são tratados sem maniqueísmos e com bastante propriedade. Como diz o próprio site do Multishow: “No Pensa Nisso, o Multishow exibe a cada semana um programa para mostrar que o jovem adulto, brasileiro ou estrangeiro, pensa – e muito – nestas questões“.

 

Bom, infelizmente só pudemos listar 5 programas (afinal, isso é um top 5..), de forma que tivemos que deixar outras produções de fora… E você? tem alguma sugestão? Concorda com a lista?

Fique à vontade pra deixar sua opinião!

 

Um abraço e até a próxima.

Anúncios

Uma resposta to “Top 5: Programas que informam sem ser chatos”

  1. taty Says:

    krak, realmente o ‘pensa nisso’ é bom d+! bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: