TOP 5: Músicas que dariam filmes

by

Olá pessoal!!!

Eu estava ouvindo umas músicas aqui em casa e pensei: e não é que essa história dava um filme?!?!?

Como eu acabei de detonar as rabanadas que sobraram da ceia do natal e estou meio sem paciência pra estudar (o que eu deveria estar fazendo neste momento..), resolvi colocar aqui as cinco músicas que dariam pé numa transposição para o cinema e/ou TV. Fiquem à vontade para ler e dar sua opinião sobre a lista!

Número 5:  Natasha (Capital Inicial)

Essa foi fácil de listar. Quem não gostaria de assistir as peripécias da controversa personagem em carne e osso. Uma atriz com cara de lolita fatal e atitude de quem quer beber a vida num gole seria fundamental para que o projeto de um filme com essa história fosse adiante. Junta a uma trilha sonora bem rock mesmo e deixa a garota viver as mais doidas situações e encontrar os tipos mais surreais… Taí o filme!

 

Número 4:  Hotel Califórina (Eagles)

 A música por si só já é uma viagem. Imagina como seria transpor para as telas o delírio psicodélico vivido pelo personagem principal. Que vai parar no tal hotel e começa a ter, ver e sentir coisas totalmente curiosas e diferentes. Na dúvida se aquele lugar é uma filial do inferno,  do céu ou o produto de alguma substância alucinógena,  e sem conseguir achar a saída de lá, o personagem principal fará uma viagem às entranhas de sua essência e descobrirá que, mais que um lugar, o Hotel Califórnia é um estado de espírito…

Número 3:  Marvin (Titãs)

A saga do jovem órfão que aprende desde cedo o quanto a vida pode ser dura com certeza daria um drama. Mas se fosse bem escrito, passaria longe de ser piegas. Mais do que mostrar a queda de uma família, Marvin mostraria a reinvenção de um jovem até se tornar um homem por completo.  Lágrimas e sofrimento seriam no final substituídos por garra e crescimento pessoal. A história de uma vida que poderia ser sua, minha ou de algum conhecido, mas que na verdade é a história de Marvin.

Número 2:   Bohemian Rapsody (Queen)

Obra-prima máxima do grupo Queen. Essa seria uma das mais belas adaptações. Talvez ficasse mais bela dramáticamente se fosse situada algumas décadas atrás, mas o mais importante seria capturar o espírito dessa ópera-rock ao narrar a estória do “pobre assassino pobre” e a forma como a sociedade reage ao seu crime e condenação. Já consigo imaginar que o grande destaque do filme seria a cena do julgamento popular do jovem, com direito muita tensão.

Número 1:  Faroeste Cabloco (Legião Urbana)

Alguém tinha dúvidas que essa música estaria nessa lista?  Ícone absoluto do Rock nacional, Renato Russo compôs aqui a epopéia de João de Santo Cristo, um garoto que desde novo já estava destinado a não ser um comum. Como o nome da música sugere, o filme teria que ser um moderno faroeste, ambientado no Brasil de hoje. Violência, amor, paixão, drogas e muita crítica social seriam os elementos-chave desta obra. Como protagonista, teríamos que buscar um ator com cara de povo. Alguém que conseguisse passar para os expectadores a impressão de que apanhou da vida durante toda a sua existência e que, não tendo mais nada a perder, decidiu reagir.

 

Bom, esse foi só um exercício livre de imaginação. É mais do que óbvio que estas idéias devem ser melhor trabalhadas, mas não deixa de ser curioso pensar em como seria vê-las materializadas mesmo que em curta-metragens.

Se você discorda, concorda, ou apenas quer dar a sua opinião sobre a lista, não perca tempo! Bote a boca no trombone, ou melhor, os dedos nas teclas….rs

 

Um abraço e até a próxima!

Anúncios

8 Respostas to “TOP 5: Músicas que dariam filmes”

  1. Oitentando Says:

    Todas essas músicas dariam ótimos filmes,
    mas faroeste caboclo…seria perfeito!!!
    Muito legal o blog!!!

    Pra quem gosta de anos 80 confiram:
    http://oitentando.blogspot.com/
    http://oitentando.blogspot.com/aleu!!!

  2. Dalete Says:

    Sim! Verdade, bom lista Leandro e valeu pela visita 😀

  3. Tati Says:

    Eu já assisti uma peça de teatro inspirado em FAROESTE CABLOCO, e um filme realmente seria tudo!

    A sua lista é ótima! E não sei se você conhece, a MOJO BOOKS é uma editora que propõe transformar grandes álbuns em literatura. Se quiser conhecer, eis o site: http://www.mojobooks.com.br
    Pode fazer o download dos livros gratuitamente!
    [P.S.: o meu livro é o “Ocean Rain”, número 38]

    Um abraço, e muita música pra todos nós!

  4. ellen regina Says:

    De fato, Marvim e Faroeste Caboclo dariam um ótimo filme mesmo, rs. Já Natasha, não me lembro direito da letra.

  5. Janes William Says:

    Fala, Leandro! Retribuindo seu comentário, muito agradecido!
    Usando a Legião urbana como exemplo, essa banda tem várias músicas que contam histórias, poderíamos colocar ainda Eduardo e Monica, 29, João Roberto e por aí vai! Será que esse tipo de música não retoma as óperas do séc XVIII?? Aliás, posso ir mais longe ainda no tempo: se vc ver na Bíblia o livro dos Salmos, os salmos eram cantados acompanhados por harpas, flautas, adufes, tamborins e vários outros instrumentos rústicos, e muitos deles contavam as histórias do povo de Israel, as guerras, as vitórias, as humilhações. É bem interessante, acho que é um estilo de música que sempre vai atravessar gerações.
    Um feliz 2009 pra voce!
    J.W.

  6. Havyner Says:

    Bah, certo que Faroeste ia virar um bom filme!

  7. Laura Says:

    Eu me lembrei e Eduardo E Mônica, no melhor estilo comédio romântica…

  8. Benvindo ao Hotel Califórnia « Surto Coletivo Says:

    […] um tempo atrás nós publicamos um Top 5 com as músicas que dariam filmes (https://surtocoletivo.wordpress.com/2008/12/27/top-5-musicas-que-dariam-filmes/). Listada no quarto lugar estava a música Hotel Califórnia do Eagles. Sempre achei essa música […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: